sábado, 15 de fevereiro de 2014

Sobre a Astrologia Védica



O que é a Astrologia Védica?
A Astrologia Védica – em sânscrito, Jyotiṣa – faz parte do conhecimento védico. Considerando os Vedas como um corpo de conhecimento, a Jyotiṣa faz o papel dos olhos. É através dos olhos que reconhecemos a luz e, pela luz, dissipamos o medo e a ignorância. A Jyotiṣa é a ciência que contém os princípios que permitem ao astrólogo interpretar a realidade e compreender a qualidade do tempo; quando aplicamos estes princípios aos seres animados e inanimados, temos o ramo da astrologia chamado de hora, de onde derivou-se a palavra horóscopo – e a partir dele podemos analisar todos os campos da vida da pessoa e além disso buscar as medidas corretivas onde for necessário.

Qual a diferença entre a Astrologia Védica e a Astrologia ocidental?
Existe uma diferença de paradigma muito grande entre as duas vertentes astrológicas. No ocidente, a Astrologia é fortemente experimental e intuitiva, e é dividida entre várias vertentes (new age, moderna, medieval, tradicional etc). Já a Astrologia Védica faz parte de um corpus de conhecimento, e é transmitida tradicionalmente através de uma linhagem baseada na relação mestre/discípulo (Parāmpara). Na prática, vemos que a Astrologia Védica tem como proposta a utilização de remédios astrológicos (mantras, pedras preciosas, doações) para amenizar, sanar ou favorecer determinada área da vida onde as promessas não sejam condizentes à satisfação pessoal, com uma abordagem integrativa de todo o conhecimento védico, que tem como objetivo último a satisfação dos desejos materiais para, por fim, alcançar a transcendência.

Em que aspectos da vida a pessoa pode ser beneficiada pela Astrologia Védica?
Jyotiṣa é uma ferramenta sem igual e permite o benefício pessoal em vários níveis. A partir de um ponto de vista externo, vemos que a maioria das pessoas se preocupam com vocação, estudos, carreira, finanças, relacionamentos, desfrute, família, e espiritualidade. A partir de um ponto de vista interno, vemos como cada uma dessas áreas se conecta, dando a possibilidade de se experimentar a verdadeira yoga (união), quando encontramos o nosso ritmo natural e reconhecemos onde nos situamos em nosso processo evolutivo. A Astrologia Védica associada à uma prática espiritual legítima auxilia a superação dos obstáculos que surgem em nossas vidas e possibilita uma vida plena e satisfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário